http://conversasdaquiedali.blogspot.com/
Não resisti a reproduzi-la aqui, com a sua devida autorização , é claro!
Que essa bela história toque os seus corações, assim como tocou o meu.
"Foi na primária, na Escola 8, ali como quem vai para o Bairro Miramar, em Luanda, que aprendi as contas. Ensinou-mas o velho e sábio Professor Cardoso. Já não está entre nós, mas tenho-o bem vivo na minha memória. Olá, Senhor Professor!
Dizia-nos ele: somar é ter mais; diminuir ficar com menos; multiplicar é amontoar; dividir, o mesmo que compartilhar ou repartir. Tudo isto ia exemplificando, a giz branco, no negro da ardósia do quadro. A conta de que ele mais gostava era a de dividir.
Deixava o quadro, caminhava entre as filas de carteiras e ia dizendo: «há alunos que trazem duas laranjas, duas bananas, ou dois pães para o lanche, e outros não, porque os pais não têm dessas coisas em casa para lhes darem. Os que isso trazem podem dividir com o companheiro de carteira (éramos dois, em cada uma), que nada trouxe. Já sabem que dividir dois por dois dá um. Assim, cada um fica com uma laranja, uma banana e um pão. O resto é zero, e como é zero, nada fica, nada se estraga”
Passámos a fazer aquelas contas. Nas minhas não aparecia resto zero. O que via no lugar do zero era outra palavra, um pouco maior – amigos!
( Carlos Albuquerque)
As bananas, laranjas e pães repartidos deixaram-me um sabor para toda a vida: o gosto pela conta de dividir.
Obrigado Professor!"
( Carlos Albuquerque)
5 comentários:
Exquisito..
Un beso
Un abrazo
Con mis
Saludos fraternos..
Que pases un buen fin de semana..
Oi, Nereida.
Tenho estado meio ausente devido alguns problemas de saúde ( e o calor que tem feito acaba piorando a situação), mas não esqueço da blogueiras queridas que encontrei na blogsfera... E, sem dúvida, você é uma delas.
Gostei da história, obrigada por "compartilhar".
O selinho é o presente que ofereço. Inclusive - não sei se você viu - depois que coloquei o da Hello Kitty, disponibilizei mais alguns modelinhos, se você quiser trocar fique à vontade, ok?
Beijos, querida.
Parabéns pelo blog, com textos muito bons. Se puder, visite http://pretextoselr.blogspot.com/
Abraço do
Eduardo L Resende
Nereida,
Não imagina quanta alegria sinto!
Muito obrigado por me ter honrado com a publicação deste meu trabalho no seu blog.
BJS e um abraço muito amigo.
Amigo Carlos, a honra foi toda minha de poder publicá-lo aqui! Obrigada, mais uma vez!
Postar um comentário