domingo, 11 de outubro de 2009

Mais de Hermann Hesse...

"Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo." ( Hermann Hesse)





Contista, poeta, ensaísta e editor de importantes obras da literatura alemã, Hermann Hesse nasceu em 2 de julho de 1887 na pequena cidade de Calw, na Alemanha. Filho de um missionário, pregador pietista, Hesse passou a infância na sua cidade e viveu na Basiléia. Freqüentou em 1890 a escola de Latim em Goppingen, diplomou-se em 1891, mas interrompeu os estudos de Teologia, fugindo do seminário de Maulbronner. Trabalhou como livreiro e como antiquário, dedicando-se exclusivamente à literatura a partir de 1903. Desencantado com a civilização européia, viajou para a Índia em 1911 a fim de conhecer a vida do Extremo Oriente. Pacifista, lutou contra "a loucura sangrenta da guerra". Em seus textos, Hesse procurou se manter fiel às tradições literárias românticas e clássicas, em contraposição à "era folhetinesca" e propagandística. Esta índole romântica, mais sua tendência para a análise psicológica caracterizaram as primeiras obras de Hesse, como Peter Camenzind e Demian. Sonho de uma flauta, Sidarta, O lobo da estepe, Narciso e Goldmund e O jogo das contas de vidro são algumas das muitas obras do escritor alemão, que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1946 e morreu em 9 de agosto de 1962.

7 comentários:

Amanda disse...

Nereida... piscianas unidas jamais serão vencidas! rs... adoro seu blog... não deixo recadinho, mas leio todos os posts viu... tudo! Parabéns

MeL disse...

como diz uma amiga minha, o que é, nasce feito!

MeL disse...

Ai dá inveja mesmo! Aqui só acumula roupa.... Sobrou duas pizzas... uns tecos de cada, a galera aqui come bem, e o Luigi estava em casa... hahah ai que comem mesmo!

Mari disse...

Lindo e perfeito! Nereida querida, uma linda semana pra vc!
bjs

disse...

Deixou sim minha linda, é que eu estava trabalhando ontem, plantão de 7 as 7 da mnhã de hoje e só agora estou retornando os recadinhos... Obrigada pela visitinha gostosa e por retornar hoje!!!! Se precisar de mim, estou lá, sempre as ordens!!!! Bjsssss

disse...

Ah... que delícia comentar sem comer letrinhas... kkkk
Bjssss

Anônimo disse...

Desculpa foi uma falha minha mas já estou levando e postando!

Uma linda tarde para você!

Beijoss fica com Deus!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails