domingo, 11 de outubro de 2009

Mais de Hermann Hesse...

"Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo." ( Hermann Hesse)





Contista, poeta, ensaísta e editor de importantes obras da literatura alemã, Hermann Hesse nasceu em 2 de julho de 1887 na pequena cidade de Calw, na Alemanha. Filho de um missionário, pregador pietista, Hesse passou a infância na sua cidade e viveu na Basiléia. Freqüentou em 1890 a escola de Latim em Goppingen, diplomou-se em 1891, mas interrompeu os estudos de Teologia, fugindo do seminário de Maulbronner. Trabalhou como livreiro e como antiquário, dedicando-se exclusivamente à literatura a partir de 1903. Desencantado com a civilização européia, viajou para a Índia em 1911 a fim de conhecer a vida do Extremo Oriente. Pacifista, lutou contra "a loucura sangrenta da guerra". Em seus textos, Hesse procurou se manter fiel às tradições literárias românticas e clássicas, em contraposição à "era folhetinesca" e propagandística. Esta índole romântica, mais sua tendência para a análise psicológica caracterizaram as primeiras obras de Hesse, como Peter Camenzind e Demian. Sonho de uma flauta, Sidarta, O lobo da estepe, Narciso e Goldmund e O jogo das contas de vidro são algumas das muitas obras do escritor alemão, que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1946 e morreu em 9 de agosto de 1962.

7 comentários:

Amanda disse...

Nereida... piscianas unidas jamais serão vencidas! rs... adoro seu blog... não deixo recadinho, mas leio todos os posts viu... tudo! Parabéns

MeL disse...

como diz uma amiga minha, o que é, nasce feito!

MeL disse...

Ai dá inveja mesmo! Aqui só acumula roupa.... Sobrou duas pizzas... uns tecos de cada, a galera aqui come bem, e o Luigi estava em casa... hahah ai que comem mesmo!

Mari disse...

Lindo e perfeito! Nereida querida, uma linda semana pra vc!
bjs

disse...

Deixou sim minha linda, é que eu estava trabalhando ontem, plantão de 7 as 7 da mnhã de hoje e só agora estou retornando os recadinhos... Obrigada pela visitinha gostosa e por retornar hoje!!!! Se precisar de mim, estou lá, sempre as ordens!!!! Bjsssss

disse...

Ah... que delícia comentar sem comer letrinhas... kkkk
Bjssss

{♥Åññä Lµí§ä♥}_L€ØNARÐØ disse...

Desculpa foi uma falha minha mas já estou levando e postando!

Uma linda tarde para você!

Beijoss fica com Deus!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails