sexta-feira, 23 de outubro de 2009

                            Ferreira Gullar


Na opinião de alguns críticos, Ferreira Gullar é atualmente uma das vozes mais expressivas da poesia brasileira.
Ferreira Gullar (José Ribamar Ferreira),nasceu no dia 10 de setembro de 1930, na cidade de São Luiz, capital do Maranhão, quarto filho dos onze que teriam seus pais, Newton Ferreira e Alzira Ribeiro Goulart.
Ganhou o concurso de poesia promovido pelo Jornal de Letras com seu poema "O Galo" em 1950. Os prêmios Molière, o Saci e outros prêmios do teatro em 1966 com "Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come", que é considerada uma obra prima do teatro moderno brasileiro.
Poeta, crítico, teatrólogo e intelectual, Ferreira Gullar entra para a história da literatura como um dos maiores expoentes e influenciadores de toda uma geração de artistas dos mais diversos segmentos das artes brasileiras.
Em 2002, foi indicado por 9 professores dos EUA, do Brasil e de Portugal para o Prêmio Nobel de Literatura. Em 2007, seu livro Resmungos ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro de ficção do ano. O livro, a, reúne crônicas de Gullar publicadas no jornal "Folha de São Paulo" no ano de 2005.

( http://www.revista.agulha.nom.br/gula.html ; http://www.releituras.com/fgullar_bio.asp  ; http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferreira_Gullar

Um comentário:

Irene Moreira disse...

Bom saber um pouco da vida e obra de Ferreira Gullar. Bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails